O sonoro e o imaginável – Leonardo Aldrovandi




R$ 25,00

O sonoro e o imaginável do compositor e escritor Leonardo Aldrovandi é uma coletânea de estudos sobre escuta, composição musical e imagem. O livro também percorre uma reunião de escritos sobre a obra de compositores diferentes, como Iannis Xenakis, Giacinto Scelsi, Olivier Messiaen, Salvatore Sciarrino, entre outros.

“Este livro depoimento convida os leitores a um percurso por vivências, percepções, sensações sonoras, visuais, históricas, artísticas, pulsões criativas e reflexivas em ideias, hipóteses, dúvidas, incertezas como também potenciais êxtases e esperanças. Um insólito passeio pelos labirintos dinâmicos em que habita, guiados por um (talvez) alter ego Minotauro. Assim, se desnuda ao leitor seu olhar interno descrevendo experiências, flashes e achados.” da apresentação de José Augusto Mannis.

 

Leonardo Aldrovandi (1973, São Paulo, SP)

Gradou-se em música pela Unicamp, sendo aluno de José Augusto Mannis e Mauricy Martin, e fez doutorado em Comunicação e Semiótica na PUCSP. É pós-doutor em estética musical e literatura pela Unicamp e pela Unesp, foi professor de filosofia da Fundação Mineira de Educação e Cultura, de música na Anhembi-Morumbi, de Estética e Narrativa na FMU, e coordenador da Licenciatura em Música da Unimes. Desenvolveu e coordenou projetos sociais na periferia de Belo Horizonte e de São Paulo. Foi membro-criador do grupo catalão “***”, realizando espetáculos em Barcelona e Lisboa. No Brasil, produziu e criou espetáculos como Teares da memória sonora, projetos de criação e mediação sonora como Retrato Sonoro, além de peças para solistas, orquestras e grupos de câmara. Recentemente, publicou o livro de poesia Da lua não vejo minha casa, pelo selo Demônio Negro e o livro de ensaios O Sonoro e o Imaginável, pela editora Lamparina Luminosa. No momento, elabora o seu primeiro romance, tendo recebido o prêmio de criação literária em prosa da Secretaria de Cultura, além de desenvolver uma pesquisa teórica sobre a relação música e mimese, com apoio da editora Perspectiva.