Invisível – André de Oliveira de Andrade






R$ 25,00


Invisível tem como propósito explorar o conceito de instantâneo fotográfico através da mobilidade trazida pelo telefone celular. Um livro de fotografia que busca criar uma dinâmica baseada em rimas visuais.

André de Oliveira de Andrade, nascido em 1992 na cidade de São Paulo – SP é fotógrafo e professor de fotografia com formação técnica em processos fotográficos e bacharelado em Fotografia pelo SENAC – SP.

“O fotógrafo italiano Luigi Ghirri dizia que não é necessário realizar fotomontagens para realçar o sentido de surrealismo da realidade, porque a própria realidade é uma fotomontagem contínua, ou antes, como ele mesmo dizia, “fotodesmontagem”.  Aquilo que nos restitui a fotografia tirada na rua, rapidamente, olhando com atenção aquilo que olhamos sempre distraidamente, é justamente um mundo cheio de correspondências inesperadas, de assonâncias, de sintonias visuais que revelam uma estranha lei da ordem no caos. Nas imagens de André, nos seus pares de fotografia, como duetos, uma fala e a outra responde.

Olhar a rua, os lugares habituais que parecem não ter nada a dizer e conseguir ver um detalhe, uma forma estranha, um gesto normal para quem o cumpre, mas que congelado na fotografia ganha um sentido completamente diferente. Esta modalidade veloz mas perspicaz, simples mas atenta de André, que registra uma série de “episódios” que parecem representar tantas pequenas e grandes questões que, juntas, esboçam um belo retrato de São Paulo.”

da introdução de Viviana Gravano