Oficina Gratuita: Ilustração vs. Xilogravura

Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania
Ponto de Cultura Editora Livre Popular Artesanal
Lamparina Luminosa convida:

Oficina Gratuita

Ilustração vs. Xilogravura

com Marcelo Heleno

 

A oficina oferece um contato inicial com o universo da xilogravura, vivenciando as etapas de gravação e impressão da matriz em madeira, fazendo uso de um fragmento textual como estímulo para criação e desenvolvimento de imagens. Pensar a gravura como instrumento de linguagem no campo da ilustração e propor uma reflexão sobre os limites entre arte e ilustração, são alguns dos estímulos que compõe o eixo desta atividade.
Além de se familiarizarem com o instrumental utilizado tanto na gravação em madeira, tomando conhecimento das diferentes etapas que compreendem a produção de uma estampa, e das possibilidades que esta linguagem abrange, os participantes serão estimulados através alguns de trechos de livrosa realizar um trabalho de ilustração. Exemplos históricos como Goeldi, Lívio Abramo, Frans Masereel, entre outros artistas gravadores que também atuaram como ilustradores, auxiliarão numa reflexão sobre esse exercício de captura e transposição do “clima” de um texto.
Marcelo Heleno é formado em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP. Ministra cursos livres e oficinas nas áreas de gravura e processos fotográficos alternativos. Como artista desenvolve trabalho pessoal envolvendo procedimentos ligados ao desenho, gravura e fotografia.
dia: 27/08/2016
horario: 14 as 17:30h
faixa etária: acima de 16 anos.
numero de vagas: 15
local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo Rua Kara, 105 – Jardim do Mar – Fone: 4125-4056
oficina gratuita.
A inscrição deve ser feita por email (cursos.lamparina@gmail.com) com o assunto: oficina 4  e deverá apresentar nome completo, idade, telefone e uma breve justificativa de interesse no corpo do email.
aguardar confirmação de inscrição até 26 de agosto. Caso o numero de inscritos ultrapasse o numero de vagas, os participantes serão convocados a partir de avaliação da justificativa de interesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *